01/06/2024

Assessoria de Imprensa para feiras e a exclusiva como estratégia

Há 10 ou 15 anos, as salas de imprensa de grandes #feiras ficavam repletas de repórteres ávidos por um contato mais próximo com autoridades, executivos e especialistas.

Muitos jornalistas se apertavam em espaços dedicados às #coletivas para colher informações em primeira mão e ‘correr’ pra fechar sua pauta. Eu mesma, atuando em Assessoria de Imprensa para Feiras, atendi muitos eventos que reuniam mais de 30 ou 50 jornalistas, boa parte grande mídia. Isso (quase) não existe mais!

A realidade hoje é outra. Há um esvaziamento, faltam formadores de opinião e imprensa oficial no media center das feiras, sobram nano e micro influenciadores digitais (assunto pra outro conteúdo). A falta de jornalistas reflete, a meu ver, duas mudanças bem significativas:

  • As diversas ondas de enxugamento das redações nos últimos anos, que não permitem mais (ou pouco permite) que o profissional saia da frente da tela, esteja ele trabalhando em casa ou na redação. Não há mais tempo pra isso;
  • Aliás, o tempo e a forma como se tem acesso à informação mudou radicalmente, não dá pra esperar a feira ou evento acontecer para a notícia sair.

“Há um esvaziamento, faltam formadores de opinião e imprensa oficial no media center das feiras, sobram nano e micro influenciadores digitais”.

Mas isso, definitivamente, não quer dizer que está tudo perdido. Com boas táticas e uma notícia em mãos, ainda que prioritariamente guardada para a ocasião de um evento (comercialmente importante para o seu cliente), podemos fazer desse limão, que são as salas de imprensa atualmente, uma boa limonada!

A boa e velha exclusiva, por exemplo, ao invés de acontecer in loco, pode ser pensada e realizada às vésperas do lançamento que está ‘amarrado’ com a participação em um evento.

Não esqueça: o simples sempre funciona!

Foi exatamente essa a escolha que eu e a jornalista Anna Carolina Cortez fizemos em relação ao recente anúncio do cliente da Conteúdo Empresarial , o Grupo Zeppone | Polpanorte, que depois de conquistar a liderança do mercado de açaí com forte presença no food service, mira o consumidor final por meio do setor de franquias.

A Isabela Rovaroto, da EXAME, teve a exclusividade e antecipou essa, que foi a grande notícia da companhia durante a APAS SHOW em 2024, e que você pode ler aqui: https://lnkd.in/gkvK5eUK

A repórter, que já tinha conversado com CEO da #Polpanorte em 2023, além de conhecer a história e momento da empresa, tem grande experiência na cobertura do mercado de franquias e está em um veículo que conversa bem com a indústria alimentícia e consumidor final, mas certamente a feira não faria parte da sua agenda. Então, viabilizar a exclusiva e antecipar a notícia para a Isabela era algo que fazia sentido pra gente, fez pra ela e certamente para os milhares de leitores do portal.

Seus clientes também participam de feiras? Como tem sido sua experiência nas salas de imprensa dos eventos em que esteve este ano?

Quero muito te ouvir!

Fique por dentro de tudo


Leia mais no
Vida de Jornalista

25/10/2024

3 máximas em Gestão de Crises que você precisa considerar

Vendo a notícia recente do julgamento, em Londres, da tragédia de Mariana, que causou o rompimento da Barragem de Fundão, e revisitando minhas anotações do ‘Reputation Talks’, da Knewin, sobre o papel da #reputação durante uma crise de #imagem, me peguei pensando sobre como tantas empresas ainda são carentes de planos de contingência – assunto […]

02/09/2024

Assessoria de Imprensa reativa, o que fazer? Trocar de agência?

Quando a #AssessoriaDeImprensa se limita a atuar #reativamente, o que fazer? É hora de rever rota ou trocar de agência? Recentemente, tive duas boas conversas com profissionais que estão em busca de um novo modelo de trabalho com imprensa e formadores de opinião. Eles tinham a mesma dor: já têm uma cultura de Assessoria de […]

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e o Termo de Uso de Dados.